Por dentro de quase nada, mas querendo mostrar o que há dentro de mim. Meu nome é Fabiana e às vezes escrevo coisas.

03 julho 2010

Futebol e fé


Vou confessar que não tenho um patriotismo exacerbado quando o assunto é futebol. Como a maioria das mulheres, meu esporte preferido passa longe da jabulani, traves e gramado. Gosto de dança, de artes marciais. Contudo, sei que até o mais cético dos céticos é capaz de descer de seu patamar de indiferença ao ver o que acontece no Brasil em dia de jogo de Copa. Ruas enfeitadas, pessoas vestidas em verde e amarelo, sorriso no rosto e algo que ultimamente não se vê muito: FÉ.
Ora, não é a fé “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”(Bíblia, livro de Hebreus 11:1)? Então! O brasileiro acorda sem ter certeza se seu time vai vencer. Ainda assim, põe a camisa e sente uma alegria diferente inundar seu peito quando imagina que SIM, que tem possibilidade de ao final do dia gritar de alegria porque o time do seu coração mais uma vez superou o desafio.
Pra falar a verdade, nunca antes tinha pensado por este lado, mas o povo brasileiro chega perto de compreender o sentido bíblico de fé. É crer em algo que alguns julgam nem existir. É vislumbrar um fato que sequer aconteceu. É acreditar que o desafio vai chegar, mas que é possível vencê-lo.
Na singeleza do sentimento patriótico de meu povo posso identificar uma grande porta de entrada para o entendimento de um dos princípios mais lindos em nosso relacionamento com Deus. Vida com Jesus é assim: acordar e não ter certeza do que pode acontecer até o fim do dia, mas ter sempre no coração um sentimento “esquisito” de que tudo fica bem quando nossa vida (nosso time!) está depositada nas mãos do melhor amigo (da melhor seleção!) que poderíamos ter. Só que, com Ele, não tem erro – pode haver prorrogação e até pênaltis (e como dá um frio na barriga ver tudo isso!), mas EM JESUS, o desfecho é certo: a VITÓRIA! Jesus já morreu na cruz por nós e quer nos livrar de toda ansiedade. Eu confio nesse Jesus para batalhar por mim em todos os “jogos” dessa vida.
E você, em quem põe a sua fé?
Publicado em 02/07/2010 no blog Cotidiano e Fé do Jornal O Povo.

5 comentários:

Facundo disse...

Fantástico esse insigh sobre futebol e fé...

Esse blog cotidiano e fé eu sempre acompanho... E de fato às vezes se pode ler muitas coisas legais lá... Outras, óbvio, nem tantas...

Muito bom vc postar esse texto!

Tô de olho no teu blog viu! poste mais!

Facundo disse...

Cara... Quando vi teu blog entendo que tu tinha postado no teu blog o texto do blog lá... Aí fui lá e pra minha surpresa o texto era teu!

Parabéns cara!!!!!

Reforço ainda mais o FAN-TÁS-TI-CO do meu comentário acima...

e certamente esse raciocínio irá ser referencia padrã de toda vez que eu for querer ilustrar o que é fé para alguém...

abração!!!

Raimundinha Abreu disse...

Oh coisa linda Fabi! Muito bem escrito. É uma boa ilustração mesmo, andar com esse "assombroso" Jesus, que nos surpreende quando menos esperamos. É como assistir a uma partida de um jogo qualquer e nosso jogo é o mais importante do qual não podemos fugir, mas com Ele nossa agenda é feita "um dia de cada vez".
Bjs!

Paty disse...

Fabilinda!

Que texto maravilhoso! Que ilustração incrível! Que inspiração divina!

Vim aqui mostrar toda orgulhosa o blog da minha amiga Fabi pra minha mãe e li esse texto massa. Fiquei ainda mais feliz por saber que muita gente vai ter a chance de lê-lo porque foi publicado no Cotidiano e Fé... Ow, amiga... Deus é fiel, né?

Que Ele continue te dando essa inspiração maravilhosa e te enchendo de fé inabalável pra enfrentar os "jogos" da sua vida!

Te amooo!

Kati disse...

– pode haver prorrogação e até pênaltis (e como dá um frio na barriga ver tudo isso!), mas EM JESUS, o desfecho é certo: a VITÓRIA!

hehe... eu sei que chegará minha vez!!!

Te amo por tudo amiga, cada dia mais...