Por dentro de quase nada, mas querendo mostrar o que há dentro de mim. Meu nome é Fabiana e às vezes escrevo coisas.

24 julho 2007

Presentes ou presença?


“Agrada-te do Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração” (Salmo 37:4).

É... Costuma-se recitar esse versículo tal qual um mantra. A ocasião é sempre a mesma: quando queremos obter alguma coisa de Deus – solução para os problemas, uma providência urgente, um bem, dinheiro. Apesar de recitá-lo todo, garanto que a nossa parte preferida é “concederá os desejos do teu coração”. Não estou acusando ninguém – eu sou assim, nós somos assim, a natureza humana é assim. Tendemos a estabelecer uns com os outros e com Deus uma relação de “escambo” – damos isso em troca daquilo. Damos a Deus a adoração que Ele “tanto quer” e Ele nos dá o que quer que o nosso coração deseje. Epa! Não é bem assim...

[Abro um intervalo aqui, porque lembrei de uma crônica de uma colunista da revista Veja, Diogo Mainardi, que recomendo demais! – Eles são Oba!, eu sou Epa!. Ele fala que esmagadora maioria de brasileiros são Oba! e muitos poucos Epa!. Vejo isso também no povo de Deus – muito “oba-oba” e pouco “epa-epa”. Digo o porque a seguir.]

Os crentes adoram as promessas de Deus. É Bíblia das promessas, caixinha das promessas, profecias de promessas, culto da prosperidade. Gostamos da “parte boa” dos versículos, da parte que agrada, que afaga o ego. Esse é o "oba-oba" do povo de Deus - a parte das bênçãos que o Senhor tem para os Seus. Muitos se acostumam com os presentes de Deus e não suportam a repreensão, ou o silêncio de Deus, ou as provações e tentações. Por isso, fui levada a refletir sobre o “agrada-te do Senhor”. Em minha mente, eu costumava interpretar como “agrade ao Senhor” – fazer tudo direitinho, pra Deus fazer o que a gente quer. Só que Deus não é Papai Noel. Agradar-se do Senhor é atingir um estágio de comunhão com Ele em que podemos, com sinceridade, dizer que o buscamos pelo prazer de estar em Sua presença, e não pelos presentes que Ele pode nos proporcionar.

Isso é tão difícil! Estamos sempre tentando obter algum favor de Deus. Em todas as nossas orações há pedidos demais e agradecimentos de menos. Se parássemos para meditar em Sua obra em nossas vidas, não teríamos tempo para tantos agradecimentos. E antes de nos ensinar a sermos gratos pelas Suas bênçãos, creio que Ele quer que aprendamos a ser gratos pelo simples (e tremendo) fato de estarmos vivendo em Sua presença.

Ensina-nos...

"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios". (Salmo 90:12)

6 comentários:

Anônimo disse...

Linda palavra,Fabi.
Nós realmente agimos assim pedimos muito e fazemos pouco.Mas graças a DEUS Ele tem tocado os nossos corações para essa verdade,de agradecer sem se preocupar em pedir,de o buscar o nos deixar sem achado; é assim que Ele nos quer.Temos que nos permitir ser achado por Deus sem nos preocupar com mais nada,nem estatos,nem dinheiro,nem nada que nos faça sair da sua presença...e somos testemunhas disso né?!?!? Glória a DEUS pelo seu mover em nossas vidas.
Que Deus continue a te abençoar em todo TEMPO.
Amo você irmã.
Tetê

Unknown disse...

Fabi,

òtima reflexão. Sua análise está perfeita, digna de uma verdadeira bereiana.

Abraços, bênçãos e sucesso!

Ferreira Junior disse...

Para complementar e motivar: "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas." (II Tm 4: 2-4) Que o Senhor continue te abençoando grandemente!!!

Saminha disse...

cansada...cansada...cansada demais pra pensar grande coisa! rsrsrs
ironicamente ganhei uma biblia de promessas! (que agradeço! o que tiver palavra de Deus me é bem-vindo!) Mas...tchan... tchan...tchan...tchan... em destaque todas as promessas de Cristo para nós!!!! engraçado...mas espantei-me de ter uma biblia de promessas, nosso Deus eh muito amoroso mesmo, prometer bençaos e vitoria para nós!!! quem somos nós? já vi cultos, e programas de tv mesmo, em que um pastor ou sei lah o q era... que incentivava os crentes a cobrar de Deus favores do tipo, materiais,por exemplo, pq eles eram fiéis a Deus! e Deus deve alguma coisa pra gente? e por acaso nós somos dignos de algo? fala sério meu Deus...o Senhor eh misericordioso demais conosco! pq nós somos muito pretenciosos! creio que no máximo, qdo nos lembramos das promessas Deus confirma e qdo é o tempo devido nos agracia com seus favores.

Senhor perdoa a nossa ignorância!

Fabi, que benção esse blog! rsrs
e a tua cara!

um abraço...pretendo passar muito por aki!

paz e muito amor do nosso Deus!

Anônimo disse...

EPA EPA!!!
Gostei disso! Realmente eh assim! Devemos buscar mais discernimento pra entender as coisas como elas realmente sao!

Tentar fazer Deus de servo realmente nao eh o melhor caminho!

Patrício disse...

Fabica:
É isso mesmo. Alguns acham que Deus não é Senhor. E sim um gênio da lâmpada maravilhosa...
Ratificando o que falastes, gostaria de compartilhar o meu entendimento desse versículo: "Agrada-te do Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração". Se eu tiver em comunhão plena com o Senhor, o bastante para sinceramente e integralmente agradarme dEle, certamente os meus desejos estarão sintonizados com os desejos do Senhor. E Ele concederá os desejos do meu coração. E a vontade dEle será feita!
Beijão.