Algo que aconteceu comigo na semana passada e o um texto que li no blog do Levi - Pensamento de um - levou-me a fazer uma reflexão sobre a igreja.
Um amigo contou-me que foi à minha igreja e levou um parente. Em meio a muito louvor, adoração, uma mensagem inspirada pelo Espírito Santo, aquele parente fitou os olhos em uma das pessoas da igreja e no seu modo de vestir. Exagerado, vaidoso, quem sabe até suntuoso. Não sei - não consigo imaginar a quem ele se referia. O fato é que este visitante passou a discorrer aos ouvidos deste meu amigo acerca de como as pessoas deveriam se vestir para ir à igreja - com discrição, sem exageros, a fim de que não chame a atenção para si, mas deixe Deus ser o centro de todo o culto.
Não tiro a razão desta pessoa. A nossa intenção ao ir ao culto deve ser somente de adorar ao Senhor, e não de atrair a atenção para si, como muitos fazem até mesmo sem querer. Mas o que realmente me incomodou nessa história toda foi o olhar daquela pessoa sobre a igreja.
"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão." (Mateus 6.22-23)
Não estou julgando se o que essa pessoa fez foi certo ou errado. Só me fez pensar: será que quando visitamos uma outra igreja, ou quando olhamos para a nossa própria igreja, não estamos ali analisando defeitos e qualidades, colocando tudo sobre uma balança, a fim de medirmos se estamos mesmo no lugar certo? Ou analisando de forma "julgadora", vendo o que está e o que não está seguindo aos padrões ético-moralistas cristãos? Muitas vezes...
A Nova Vida (Comunidade Evangélica Nova Vida - minha igreja) foi para mim um presente de Deus. Sabe aqueles presentes que você ganha no exato momento em que mais está precisando deles? Guarda-chuva em dia chuvoso. Pois é - assim foi que Deus colocou a Nova Vida em minha vida. É um lugar onde há pessoas sedentas da presença de Deus e onde Deus se mostra continuamente e nos fala face a face. Quando estou aos pés do Senhor, não consigo enxergar mais nada. Nem roupa dos irmãos, nem cara feia de ninguém, nem desânimo, nem mentiras, nem mais nada - só o meu Deus. Note que eu disse AOS PÉS DO SENHOR, e não NA IGREJA. Quando vou à igreja sem estar como propósito de adorar ao meu Deus, aí sim, muitas coisas tomam o meu olhar para serem analisadas e me bate até um certo desânimo em olhar para o homem e suas atitudes.
Deus colocou minha igreja em minha vida para eu cuidar, participar, poli-la no que me cabe. Para mim ela é linda. É tão ruim quando você se esforça para tornar a igreja um lugar agradável e a vê sendo avaliada. É como se você limpasse toda a sua casa e chegasse um visitante e perguntasse por que aquele cantinho da cortina tem uma manchinha. É duro.
Mas já superei. Primeiro doeu. Depois pensei muito. Então desencanei. Hoje só peço ao Senhor que me dê "olhos bons" para contemplar minha igreja, e outras, e o mundo, e as pessoas. Dá-me olhos espirituais, Senhor, e um coração igual ao Teu.
3 comentários:
Realmente,eh muito chato quando nos dedicamos tanto enquanto outros soh avaliam.Eu sei que muita coisa precisa ser feita,mas faço o que posso.
O corpo tem vários membros e todos tem sua funçao,por que entao achamos que alguns sao braço,perna,olho???A edificaçao do corpo de Cristo tem que ser interesse de todos.
Fabi...
eu gosto de muito de ler o que tu escreve...tenho aprendido muito contigo!!
Esse texto-desabafo ta muito bom!!
Beijao..
Avaliações vão existir sempre, eu acredito. Até mesmo de você, que participa.
Se você se esforça em um exato momento para tornar o lugar igreja agradável, então é porque alguns segundos antes, algo observado por vc não parecia correto. Houve uma avaliação sua aí também.
Não se importe com avaliações como estas. O mais importante é polir essas igrejas ambulantes q somos nós. E como sempre vão existir cantinhos sujos, a instituição tb o terá, pq é reflexo da gente. Mas enquanto existirem pessoas que pensam assim como vc, a igreja (o lugar) realmente estará no caminho certo.
Gostei muito do texto, mesmo!
Postar um comentário